O casamento hindu é uma cerimônia longa, e bastante elaborada. São várias etapas, cada uma ressaltando um aspecto da vida que terão de seguir depois de casados.
A preparação:
O noivo e a noiva tem seus corpos devidamente ornamentados para a cerimônia. Flores e ramos são desenhados nas mãos dela, com tintura de henna, no dia anterior ao casamento. O tamanho e a complexidade dos desenhos indicam o status social da noiva.
Na manhã da festa, cada um em sua casa, se banha com óleo de sândalo e outras essências, e canta mantras para purificar corpo e alma antes de se casarem.
A cerimônia:
O noivo chega com sua família e amigos em procissão e são recebidos pelos parentes da noiva - é o Baarat.
Então, um sacerdote invoca as bençãos de Deus para o casal e a memória dos antepassados para que aprovem a união.
A noiva oferece iogurte e mel ao futuro marido, em sinal de pureza e doçura, e os dois se presenteiam com um colar colocado durante a cerimônia no pescoço um do outro e, depois de o pai ter entregado a noiva oficialmente ao noivo - o Kanya Danam - , eles trocam seus anéis.
A cerimônia prossegue com a purificação do ambiente com óleos e essências. De mãos dadas, os noivos trocam juras de amor, e fazem promessas para a eternidade.
No final da cerimônia, eles oferecem uma prece para que seu amor seja firme, pisando em uma pedra - símbolo de estabilidade e força.
Depois da cerimônia:
Depois de casados, os noivos ainda têm outras cerimônias para cumprir em suas casas.
Eles saem da casa da noiva, levando uma chama sagrada que deve ser mantida acesa na nova casa. Entram na casa (primeiro a noiva), com o pé direito, e ficam em silêncio até que a noite caia. Em seguida, sob um céu estrelado, prestam homenagens a seus antepassados.
Sem comentários:
Enviar um comentário