quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Bollywood



Bollywood (Hindi: बॉलीवुड, Urdu: بالی وڈ) é o nome dado à indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria), e de Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica americana). Contudo este nome é usado por vezes para designar todo cinema indiano o que se trata de uma utilização incorreta.

O som nos filmes de Bollywood raramente é gravado nos locais. Por isso o som é geralmente criado (ou recriado) inteiramente em estúdio, com os atores a recitar as suas falas ao mesmo tempo que as suas imagens aparecem no ecrã do estúdio, e a introdução posterior de efeitos sonoros num processo conhecido como ADR. Este processo cria vários problemas, visto que o som destes filmes geralmente ocorre umaframe ou duas antes dos movimentos labiais ou gestos. Além disso os atores têm que atuar duas vezes, uma vez no local e outra no estúdio, e assim o nível atingido no local torna-se muito difícil de ser recriado. Os filmes indianos comerciais também são conhecidos pela sua falta de som ambiente.

A ubiquidade do ADR no cinema de Bollywood tornou-se prevalecente nos início dos anos 60 com a chegada da câmara Arriflex 3, que requeria uma cobertura para abafar o ruído produzido pela câmara. Sendo que os realizadores de cinema indianos se preocupavam muito com a rapidez, nunca se davam ao trabalham de cobrir a câmara, e por isso devido ao ruído excessivo produzido pela câmara isso implicava que todo o trabalho de som tinha que ser feito em estúdio. Assim este procedimento tornou-se padrão nos filmes indianos.

Esta tendência foi interrompida em 2001, depois de um hiato de 30 anos, com o filme Lagaan, no qual o ator e produtor Aamir Khan inistiu que o som fosse feito no local. Isto abriu um aceso debate acerca da viabilidade económica de se produzir o som no local e depois isso muitos filmes de Bollywood passaram a produzir o som no local.


As canções dos filmes de Bollywood são geralmente gravadas por um cantor profissional, e depois os atores fazem a sincronização labial com a letra da música, geralmente ao mesmo tempo em que dançam. Enquanto que a maior parte dos atores, especialmente nos nossos dias, são também excelentes dançarinos, apenas poucos são também cantores. Uma notável excepção foi Kishore Kumar que participou de grandes filmes da década de 1950. Outros atores também conhecidos por serem tanto cantores como atores foram K. L. Saigal, Suraiyya e Noor Jehan.

Os chamados cantores de playback costumam figurar nos créditos de aberturas e têm a sua própria legião de fãs, que vão até mesmo a um filme menos interessante só para escutarem os seus cantores preferidos. Alguns dos cantores mais famosos de Bollywood são Noor Jehan,Lata Mangeshkar, Asha Bhosle, Geeta Dutt, Shamshad Begum, Alka Yagnik, K. L. Saigal, Talat Mahmood, Mukesh, Mohamed Rafi, Manna Dey, Hemant Kumar, Kishore Kumar, Kumar Sanu, Udit Narayan e Sonu Nigam entre outros.

Os compositores das músicas para os filmes, são conhecidos como directores musicais. As suas canções geralmente podem decretar o sucesso ou fracasso de um filme. Os remixes de músicas de filmes com ritmos modernos é uma ocorrência comum actualmente, e os produtores até mesmo lançam remixes de versões de algumas das canções dos seus filmes no próprio CD da trilha sonora do filme.

As danças dos filmes de Bollywood, especialmente nos mais antigos, são modeladas de acordo com os estilos clássicos da dança indiana, com as danças das cortesãs do norte da Índia e com as danças tradicionais. Nos filmes modernos, os elementos da dança indiana são misturados com estilos de dança ocidentais. No entanto não é invulgar ver tanto números no estilo de dança ocidental e de pura dança clássica indiana no mesmo filme. O herói ou heroína geralmente executa a dança junto com um grupo de dançarinos de apoio. Muitas sequências de música e dança contêm várias mudanças instantâneas de local e de roupa entre os versos de uma canção. Se o herói e a heroína dançam sozinhos, lado a lado, geralmente são rodeados por belas paisagens ou por cenários arquitetonicamente grandiosos.

As canções geralmente comentam a acção que está a ter lugar naquela parte do filme. Ás vezes uma canção é incluída na acção do filme criando um pretexto para o personagem cantar ou então a canção pode ser a exteriorização dos pensamentos de um personagem, ou pressagiar um evento que ainda não ocorreu no filme.

Os filmes de Bollywood sempre usaram o que agora se chama de item number. Neste algum ator ou atriz que nada tem a ver com o enredo principal do filme, executa um número musical no filme. Em filmes mais antigos o item number era executado por exemplo por uma cortesã que dançava para um cliente, ou como parte de um show de cabaret. A dançarina Helen ficou famosa pelos seus números de cabaret. Em filmes modernos os item numbers podem ser inseridos em cenas passadas em uma boate, show ou em alguma celebração.

Durante as últimas décadas os produtores de Bollywood têm lançado a trilha sonora dos filmes em cassete ou CD, mesmo antes de o filme ser lançado, esperando que as músicas possam atrair o público para os cinemas mais tarde. Muitas vezes a trilha sonora do filme se torna mais popular do que o filme. Nos últimos anos alguns produtores têm também lançado vídeos musicais, geralmente retirados de uma das canções do filme. Contudo alguns vídeos promocionais incluem canções que não estão incluídas no filme. Aquele que foi provavelmente o maior item number da história de Bollywood ocorreu na canção Deewangi Deewangi do filme Om Shanti Om na qual participaram 30 atores convidados.



Sem comentários:

Enviar um comentário