domingo, 31 de janeiro de 2010

Tempos de Kalyuga

Para o hinduísmo o tempo é cíclico, e o universo está constantemente se destruindo e reconstruindo. Cada uma dessas fases equivale a uma qualidade do deus Brahma: como Brahma ele cria o universo, como Vishnu o preserva, e como Shiva (em sua versão feminina, Kali), o destroi, para que possa ser reconstruído de novo

Na primeira idade (Krta Yuga) predomina a harmonia, a virtude e a perfeição: a ordem moral firma-se durante esse perídodo sobre as quatro pernas, como uma vaca sagrada.

Na Tetrã Yuga, a ordem moral começa a enfraquecer, e está sustentada apenas por três pernas

Na Dvãpara Yuga, a vaca da ordem ética sustenta-se apenas sobre duas pernas: a perfeição da ordem espiritual não rege mais a vida dos homens, predominam as paixões e a avidez pelos bens terrenos

E finalmente, a Kalyuga, a fase que vivemos hoje, que é a idade das trevas, os tempos da destruição. Encontrei aqui, na
internet, algumas citações que descrevem esse período:

Matam-se os fetos e os heróis. Os serviçais querem assumir papéis intelectuais, os intelectuais, o dos serviçais. Os ladrões tornam-se reis e os reis, ladrões. As mulheres virtuosas são raras. A promiscuidade propaga-se. A estabilidade e o equilíbrio das castas e das idades da vida desaparecem. A terra não produz quase nada em certos lugares e muito em outros. Os poderosos apropriam-se do bem público e deixam de proteger o povo".

"Ninguém viverá mais a duração normal da vida, que é de cem anos. Os ritos perecerão nas mãos de homens sem virtudes. Pessoas praticando ritos transviados espalhar-se-ão por toda parte. Pessoas não qualificadas estudarão os textos sagrados e tornar-se-ão supostos peritos. Os homens matar-se-ão uns aos outros e matarão também as crianças, as mulheres e as vacas. Os sábios serão condenados à morte".

"Os homens concentrarão os seus interesses na aquisição, mesmo que seja desonesta, da riqueza. A riqueza substituirá vantajosamente a nobreza de origem, a virtude, o mérito".

Quando os ritos ensinados pelos textos tradicionais e as instituições estabelecidas pela lei estiverem prestes a desaparecer e estiver próximo o termo da idade obscura, uma parte do ser divino existente pela sua própria natureza espiritual segundo o caráter de Brahman, que é o princípio e o fim... descerá sobre a terra... Sobre a terra, restabelecerá a justiça: e as mentes dos que estiverem vivos no fim da idade obscura despertarão e adquirirão uma transparência cristalina. Os homens assim transformados sob a influência desta época especial constituirão quase uma semente de seres humanos e darão o nascimento a uma raça que seguirá as leis da idade primordial (krta yuga)".

Sem comentários:

Enviar um comentário